A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição de ensino que tem como objectivos promover a formação superior, a investigação e a extensão. Para garantir o alcance dos objectivos, ela organiza-se em unidades orgânicas nomeadamente as Faculdades,  Escolas e Centros, que se distinguem umas das outras pelas actividades que nelas são desenvolvidas. Dentre várias unidades orgânicas, está o Centro de Ensino a Distância (CEND), um órgão criado em 2002 com objectivo de promover e coordenar o ensino à distância na UEM (Deliberação 13/ CUN/2002 do Conselho Universitário).

O programa de ensino à distância da UEM enquadra-se na estratégia de ensino à distância preconizada pelo governo. Ele reconhecendo que a expansão das oportunidades educativas dificilmente será viável nos próximos tempos, recorrendo-se apenas às instituições de ensino presencial. O governo considera que o ensino a distância apresenta-se como uma alternativa de expansão dessas oportunidades. Com efeito, esta modalidade tem-se revelado, nas últimas décadas, um recurso eficiente, utilizado por muitos países, para potenciar as suas capacidades de oferta educativa a custos suportáveis.

Ademais, a adopção do ensino à distância possibilita a introdução de alternativas flexíveis de formação e de treinamento e os grandes e rápidos avanços na área das tecnologias de informação e comunicação. As aplicações das novas tecnologias na educação tornam o ensino à distância mais promissor para poder atingir grande número de pessoas independentemente das limitações que a sua situação geográfica lhes possa colocar.

Estes avanços tecnológicos enriqueceram os recursos de aprendizagem e meios desenvolvidos especificamente para o ensino à distância. Eles também beneficiam o ensino presencial (veja o documento da estratégia do governo “ Educação à Distância em Moçambique”, Dezembro de 2001).

A UEM pretende com o ensino à distância expandir as oportunidades de acesso ao ensino superior dos cidadãos, sobretudo daqueles que por várias razões, não têm tido a possibilidade de frequentar o ensino presencial.  Isso vai contribuir para o aumento do número de graduados do ensino superior, reduzir os desequilíbrios regionais, sociais e de género.

Como primeiro passo do programa de ensino a distância na UEM, foi desenhado o Curso de Bacharelato  em Gestão de Negócios (BGN). Foi uma acção conjunta entre a Faculdade de Economia e o Centro de Ensino a Distancia, com o suporte tecnológico do Centro de Informática da UEM (CIUEM). Esta  é uma inovação tanto para a Universidade Eduardo Mondlane, quanto para o pais no seu todo.

A escolha deste curso, deve-se ao facto dos dados preliminares obtidos das pesquisas realizadas a nível da UEM. As pesquisas  apontarem o Curso de Gestão como primeira preferência, como  o mais concorrido.  Os graduados desta área serem facilmente absorvidos pelo mercado de trabalho. Sobretudo, foi tendo em conta as oportunidades actuais mas também o futuro imediato, relacionado com o crescimento económico do país. Com efeito, os Corredores de Desenvolvimento de Maputo, Beira e Nacala; os megaprojectos como Corridor Sands, em Chibuto, Gaza, e a reactivação da exploração do carvão de Moatize, em Tete, entre outros, fazem prever grande demanda de quadros qualificados na área de gestão de negócios.

Agora, a formação à distância via Internet na Universidade Eduardo Mondlane está disponível nos seguintes ramos:

  • Licenciatura em Gestão de Negócio (LGN) - Faculdade de Economia;
  • Licenciatura em Administração Pública (LAP) - Faculdade de Letras e Ciências Sociais;
  • Licenciatura em Organização e Gestão da Educação (LOGED) – Faculdade de Educação
  • Licenciatura em Marketing e Relações Publicas (LMRP)- Escola de Comunicação e Artes
  • Mestrado em Produção Animal (MPA) – Faculdade de Veterinária

Para mais informação sobre os cursos contacte o CEND ou as faculdades correspondentes.  A inscrição e os exames de admissão para ensino à distância seguem o mesmo modelo dos cursos presenciais.